Catálogo de Produtos <

Novidades

Os doces típicos de cada região do Brasil

Quinta-feira, 04/07/19

Goiás: Além dos celebrados versos, Cora Coralina era bem conhecida por seus doces. Frutas do cerrado, abóbora, figos e laranjas eram glaceados em pesadas receitas que levavam muito açúcar, ovos e até banha de porco. O açúcar tão abundante suavizava os amargos e azedos, transformando as frutas em pequenos bocados de puro prazer.

Rio de Janeiro: Açúcar derretido com amendoim torrado. Uma receita muito simples, porém deliciosa. Mas, existem dúvidas quanto a origem do nome do doce: uns acreditam que é por parecer o calçamento irregular de cidades históricas brasileiras como Paraty e Ouro Preto, apelidado de “pé-de-moleque”. Outros dizem que veio das doceiras que, diante dos roubos dos meninos gulosos, gritavam “pede, moleque, pede!”.

Rio Grande do Sul: o doce de abóbora é tipicamente brasileiro, seja aquele durinho em forma de coração, seja em compotas com coco ralado, seja em pedaços quadradinhos com açúcar. Muito visto em festas juninas, a delícia pode ser apreciada o ano inteiro.

Pernambuco: Típico de Recife, o bolo de rolo é quase um rocambole feito de pão-de-ló bem fininho e recheado com goiabada. O que poucos sabem é que o doce foi inspirado no “colchão de noiva”, um bolo português quase igual, porém recheado com nozes. Por muito tempo ele foi restrito aos senhores de engenho e à alta sociedade, mas depois caiu no gosto do povo. Em 1980, o Papa João Paulo II provou uma fatia e, em 2007, o bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco.

Fonte: Viagem e Turismo

Compartilhe
Voltar para todas

Deseja vender nossos produtos?


Tenha os nossos produtos em seu estabelecimento e ofereça aos seus clientes o que há de melhor em doces caseiros.