Novidades
Catálogo de Produtos <

Novidades

A origem do leite condensado

Terça-feira, 23/06/20

Talvez você já tenha escutado inúmeras histórias sobre o surgimento do leite condensando, mas ficou em dúvida sobre a verdadeira origem desse produto, muito consumido no mundo.

A primeira coisa que vamos te contar é que, apesar de levar o nome “condensado”, o leite passa por um processo de evaporação e não de condensação.

De acordo com registros históricos, a primeira técnica para produzir o leite condensado surgiu na França, em 1827. Entretanto, somente em 1853 passou a ser fabricado em escala industrial, com o norte-americano Gail Borden Jr, que patenteou seu método em 1856.

Como não havia sistema de refrigeração nem processo de pasteurização, a intenção era utilizar a evaporação para reduzir o volume do leite e aumentar a sua durabilidade.

No entanto, o leite condensado alcançou popularidade durante a Guerra de Secessão nos EUA, quando se tornou um dos alimentos fornecidos aos soldados, devido a praticidade em transportar as latas, e por representarem uma excelente fonte de energia, já que cada porção contava com 1.300 calorias. Ao final do conflito, o leite condensado saiu dos campos de batalha e chegou aos mercados, conquistando todo o mundo.

No Brasil, em 1871, já havia registros de que o leite condensado era comercializado, como pode ser visto em um anúncio publicado no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Província do Rio de Janeiro.

Fonte: Mega Curioso.

Compartilhe
Voltar para todas

Deseja vender nossos produtos?


Tenha os nossos produtos em seu estabelecimento e ofereça aos seus clientes o que há de melhor em doces caseiros.