Novidades
Catálogo de Produtos <

Novidades

A transformação do português “Beijo de Feira” para o “Beijinho” brasileiro

Quinta-feira, 18/03/21

Quem resiste ao nosso tradicional beijinho, presente em todas as festas (sejam elas infantis ou adultas) e a opção certa para aqueles que preferem um tradicional docinho brasileiro – que, neste caso, não é tãããão brasileiro assim, mas reflete na própria história do país, já que diversos povos vieram para cá no decorrer dos séculos, não é mesmo?

 

A receita é original dos conventos de Portugal, pois era muito comum que as freiras ocupassem seu tempo criando diversos doces, e um deles foi o Beijo de Freira, como era conhecido na época. Com a colonização do Brasil, o doce veio junto com a família real e se espalhou pelo país por meio das donas de casa, que passavam as tradições culinárias para suas filhas. A venda dos quitutes pelas escravas também aumentou a fama da sobremesa. Além disso, elas acrescentaram ingredientes locais, como o coco, além de adaptarem o nome da receita para beijo de coco.

 

Com a chegada do leite condensado no século XX, o doce ganhou mais uma adaptação e recebeu o acréscimo de um cravo na parte superior, o que também acarretou na mudança de seu nome para beijinho, como conhecemos hoje. A receita original continha ovo, ingrediente que foi substituído quando o leite condensado chegou – o que garantiu a economia dos ovos e mais cremosidade ao doce. 

Compartilhe
Voltar para todas

Deseja vender nossos produtos?


Tenha os nossos produtos em seu estabelecimento e ofereça aos seus clientes o que há de melhor em doces caseiros.